Tudo sobre canoagem, o esporte de Isaquias Queiroz que nos deu o ouro nas Olimpíadas

Conheça a história da canoagem, modalidades e personalidades do esporte no Brasil!

Publicada em: 31/08/2021 09:27:43


No filme infantil “Procurando Nemo” a personagem Dory fez a frase “continue a nadar” ficar famosa, mas hoje nós vamos pedir licença poética e introduzir o artigo com uma adaptação para “continue a remar” porque agora vamos falar da canoagem! 

A canoa é o meio de transporte aquático mais antigo de que se tem conhecimento. Há pelo menos três milênios antes de Cristo já havia registros de canoas. Mas o esporte é recente. Ele só começou a ser praticado como tal no início do século XX. Em 1924 foi fundada a Confederação Internacional de Canoagem para organizar competições mundiais. 

Já na década seguinte, ela foi incluída como modalidade olímpica. A canoagem de velocidade foi incorporada em 1936, enquanto a prática mais radical chamada slalom em 1972. 

 

Modalidades da canoagem:

No total, existem 3 principais. Veja abaixo quais são e suas principais características:

 

Canoagem de velocidade

Modalidade olímpica, a canoagem de velocidade é praticada em águas calmas, geralmente disputada em grandes canais. É a mais acessível das categorias, pode ser realizada em formatos de 500 ou 1000 metros com 2 a 4 canoístas a bordo. 

 

Canoagem Slalom

A Canoagem Slalom, também uma modalidade olímpica, consiste na descida de rios e corredeiras com fortes correntezas e obstáculos no caminho. É exigido do atleta prática e habilidade, mas a emoção compensa o sufoco! 

 

Canoagem Va’a

Mais conhecida como canoa havaiana, ela pode ser praticada de 1 até 6 remadores. O esporte necessita do trabalho em equipe e sincronia do time. Ele é facilmente identificado quando a canoa com o flutuador lateral é visto. 

 

Canoagem freestyle: 

A canoagem freestyle é a caçula da lista. Ela consiste em manobras livres na onda ou descida de rios. Geralmente utiliza-se o caiaque. Apesar de não ser uma modalidade olímpica, ela também exige treino, condicionamento físico, e claro, equipamentos adequados.  

 

Personalidades brasileiras importantes para a modalidade: 

Jesus Morlán:

Pode-se dizer que Jesus Morlán foi um pai para a canoagem brasileira. Ele foi técnico da Seleção Brasileira de Canoagem, e ao treinar atletas como Isaias Queiroz e Erlon Souza, alcançou a marca histórica de 3 medalhas olímpicas em 2016 e 10 pódios mundiais em sua carreira. 

Além do Brasil, o técnico também deixou sua marca na Espanha, onde foi responsável por levar David Cal a conquistar 5 medalhas olímpicas e a se tornar o atleta da Espanha com mais medalhas na história até então.

 

Isaquias Queiroz:

Pupilo de Jesus, Isaquias fez história ao conseguir o primeiro ouro do Brasil na canoagem em Tóquio. Seu amor pelo esporte aconteceu por acaso, por meio de um projeto social em sua cidade natal. 

A partir disso, Figueiroa Conceição, o responsável pelo projeto, que já treinava a primeira seleção de canoagem em uma Olimpíada, viu o potencial de Isaquias e logo investiu no seu talento, colocando-o para competir. 

 

Em 2016, apesar da pressão, Isaquias conseguiu 3 medalhas para o Brasil, mas sem subir ao lugar mais alto do pódio. Já em 2021 veio o ouro tão esperado e recompensa pelo trabalho duro. 

 

Curtiu? Que tal chamar os amigos e começar a remar?

Publicada em: 31/08/2021 09:27:43

Meio da Barra

sábado - 18/09/2021
VELOCIDADE
2.72 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
23º
TEMPO
23º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ