
Qual a melhor prancha de surf para um iniciante?
O equipamento ideal é muito importante para que o iniciante se mantenha evoluindo e motivado.
Publicada em: 31/03/2016 17:51:51
O surf não é um esporte fácil de aprender, principalmente se o pretendente já possui uma idade avançada. O equipamento ideal é muito importante para que o iniciante se mantenha evoluindo e motivado. Por ser um equipamento caro, uma prancha de surf comprada errada também pode se tornar um pesadelo.
O ideal, é que a prancha do novato seja mais larga e mais grossa, propiciando uma melhor flutuação. Normalmente se inicia com uma fun board e a medida que o surfista vai se desenvolvendo, pode-se diminuir o tamanho e formato da prancha.
Com medidas maiores, além de tornar a prancha mais estável, a remada para entrar na onda é mais rápida e fácil, assim como ficar em pé.
“Não recomendaria uma prancha de fibra com 6pés para um iniciante adulto, pois por ser pequena, vai ter pouca flutuabilidade o que dificultaria pegar ondas, além de gerar muita instabilidade o que dificultaria ficar em pé na prancha, deitar, sentar e remar. ” Comenta Rafael Feijó, professor de educação física e fundador da Wahine, escola de surf feminino.
Nas escolas de surf existem modelos com pranchas fun board com material de espuma e quilhas de plástico, que torna o processo de aprendizado mais seguro.
A grande vantagem de se aprender numa escola especializada é receber informações essenciais para a prática do surf como “ler o mar”, correntes de retorno, normas de segurança e ética do esporte, além de tipos de equipamentos, posicionamento e entender a importância da natureza para o esporte e a influência dos fenômenos naturais nas ondas.
“Aprender e apurar diversas técnicas e gestos motores específicos do esporte, através de uma boa orientação por professores, acelerando o aprendizado e diminuindo os perrengues que se passa para aprender sozinho também é uma grande vantagem nas escolas”, afirma Feijó.
Como o esporte depende de fatores externos para o aprendizado e exige bastante da parte física dos atletas, muitos desistem antes mesmo de ter o prazer de surfar a primeira onda.
”Acredito que as maiores causas de desistência são por conta do esporte exigir muito da parte física e motora do praticante e o medo do mar por desconhecimento, trauma ou fantasia.” comenta o professor.
Portanto, se você é iniciante e está disposto a entrar nessa onda, tenha disposição e perseverança aproveitando todas as dicas de aprendizado. Surfar é uma atividade muito prazerosa e recompensadora pra quem está disposto a aprender.
Publicada em: 31/03/2016 17:51:51