Saiba quais são as maiores ondas do mundo!

A adrenalina de pegar uma onda é viciante, e por isso, sempre queremos mais. Mas será que você encararia as maiores ondas do mundo?

Publicada em: 13/07/2021 12:02:03


Não é tão fácil classificar quais são as maiores ondas do mundo, ou as mais perigosas. Mas um surfista expediente consegue identificar de longe as ondas que ele consegue pegar ou não, e mais importante ainda, a força que cada uma delas tem. Vamos ver quais são?

 

Teahupoo, Taiti

Traduzindo seu nome, Teahupoo significa “crânios quebrados”, o que já deixa claro que essa praia não é para amadores. 

Apesar de ser temida, ela também é admirada e claro, muito respeitada. E por isso, nem todos testam suas habilidades nesse pico. Se arriscar sem estar seguro pode significar até a morte. 5 surfistas já perderam suas vidas e alguns já se machucaram, inclusive um brasileiro, que se recuperou após ficar 2 dias hospitalizado.

 

Pipeline, Havaí

Atualmente, é o pico mais letal de todos, mas também é mais frequentado, o que explica a taxa alta de 7 mortes no local. Pipeline já foi cenário de diversas competições, e inclusive foi lá que Mineirinho se consagrou campeão e o primeiro brasileiro a fazer seu nome na etapa Pipe Masters, se tornando uma lenda. 

Apesar de mais pessoas se arriscarem lá, a bancada é rasa, e as ondulações chegam a quebrar 4 metros. 

 

 

 

Mavericks, Califórnia

O pico não é tão falado como Teahupoo e Pipeline, mas as ondas de Mavericks são um verdadeiro combo para uma perigosa vaca. 

O local é frio, tem neblina, é longe da costa, é a casa de tubarões brancos e a onda possui uma força inacreditável, ou seja, tudo certo para dar errado. 

E já deu, algumas vezes. A comunidade do surf passou a repensar sobre esses desafios que lançamos a nós mesmos e à força da natureza quando Mark Foo faleceu no local em 1994, assim como Mark Syon, em 2011. 

Mas, apesar de todo o risco, a praia ainda é frequentada por um único motivo: ondas perfeitas que quebram com mais de 40 pés. 

 

 

Shipstern Bluff, Austrália

A Austrália é muito conhecida por abrigar os animais mais exóticos do mundo, mas não só isso. Ela também é a casa de um dos picos mais sinistros do mundo. Shipstern Bluff  já mostra ao que veio a partir da trilha pesada que deve ser percorrida até pisar na areia.
Mas, ao chegar, a encrenca só aumenta, afinal, tem tubarões por toda a parte e uma bancada rasa. E não só isso, ela não é a garantia de que você vai pegar uma onda perfeita. 

Mas, ainda assim, pelo risco, e pelos tubos desafiadores, surfistas se arriscam para poder contar a história de que “dominaram” Shipstern Bluff. 

 

 

Nazaré, Portugal

Com certeza o pico mais famoso do mundo, e o paraíso dos big riders. Nazaré é o local que possui mais visibilidade desses citados, principalmente devido ao acidente de Maya Gabeira, que quase morreu no local. 

As ondas de Nazaré já chegaram a cerca de 30 metros, e quem se arrisca no local faz parte de um grupo seleto de surfistas que sobreviveram ao local. Dentre eles, temos brasileiros, como a própria Maya (que quebrou o recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher no mundo), Pedro Scooby e Lucas Chumbo. 

 

 

E aí, você encararia algum desses picos?

 

Publicada em: 13/07/2021 12:02:03

Meio da Barra

sexta-feira - 15/10/2021
VELOCIDADE
11.64 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
23º
TEMPO
23º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ