Ondas Perfeitas no Brasil?

Prefeitura de Maricá abre licitação para construção de um fundo artificial

Publicada em: 16/05/2016 17:43:29


 

A edição 662 do Diário oficial de Maricá trouxe uma ótima notícia para os surfistas brasileiros. A Comissão Permanente de Licitação abriu concorrência pública para o projeto, execução, construção e instalação de 01 (um) Arrecife Artificial Multifuncional. Isso se refere ao projeto de construção de um fundo artificial para que as ondas quebrem de forma perfeita.

O projeto que foi apresentado pelos engenheiros Luiz Guilherme de Aguiar e Maurício de Andrade em 2014, havia ficado parado, mas agora deu um passo importante. As empresas interessadas em participar do projeto e queiram retirar o Edital, deverão comparecer à Rua Álvares de Castro, n.º 346, Centro – Maricá/RJ, portando carimbo contendo CNPJ e Razão Social, 01 (UM) CD-RW virgem e uma resma, das 13 às 16hs ou solicitar pelo e-mail cplmarica@gmail.com.

 

 

Projeto Antigo


Em 2014 o prefeito Washignton Quaquá havia solicitado aos engenheiros um detalhamento do litoral maricaense para a instalação de pelo menos duas plataformas metálicas. Estas teriam como padrão Pipeline, em Oahu (Havaí), considerado o melhor tubo do mundo. O estudo também definiu um modelo para a estrutura adaptado às condições especiais da orla e a localização geográfica ideal para maximizar as ondas, que em Maricá predominantemente são de Sudoeste, Sul e Sudeste.

Esse é um projeto de mais de 10 anos de pesquisa na área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da COPPE/UFRJ desenvolvido pela empresa GERAONDAS (de Maurício Carvalho de Andrade) em parceria com o engenheiro costeiro Luiz Guilherme M. de Aguiar, que também é Presidente do Arpoador Surf Club e forecaster do Surfline no Brasil.

No projeto são usadas estruturas inertes que podem ser rebocadas até o local onde serão afundadas. Caso se queira mudar de posição, basta injetar o ar novamente nos tanques de lastro e a para a plataforma voltar a flutuar. A durabilidade é alta, pelo fato de o aço ficar sempre sob a água, e é calculada em pelo menos 35 anos. Por não ter qualquer estrutura móvel, elétrica ou de combustível, a iniciativa já recebeu o licenciamento ambiental.

 

Publicada em: 16/05/2016 17:43:29

Postinho

sábado - 04/05/2024
VELOCIDADE
12.42 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
TEMPO

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ