
Conheça Bono, o cachorro bicampeão de surf.
A história do labrador e seu dono, Ivan Moreira que surfam juntos.
Publicada em: 11/01/2016 15:39:51
Ivan Moreira, tem 37 anos, e é formado em Educação Física, onde atua desde 2001 como professor de ginástica localizada e personal trainer da academia Proforma, no Leblon.
Apaixonado por esportes, se dedicou a vários durante toda sua vida como polo aquático, karatê, tenis, vôlei e jiu-jitsu. Começou a surfar com apenas 5 anos de idade com incentivo de seu pai que era surfista.
Em 2015, Ivan e seu cachorro Bono foram bicampeões da modalidade "Tandem Surf" e de quebra levaram o prêmio de Crowd favorite (favorito da torcida) no campeonato Surf City Dog na famosa praia de Huntington Beach, Califórnia. Conheça um pouco dessa dupla.
Quando você começou a surfar com o Bono, e o que te fez colocá-lo em cima de uma prancha pela primeira vez? Como foi a primeira onda?
Na verdade antes de começarmos a surfar, eu comecei a remar com ele. Esse início se deu na praia do Forno em Buzios. Eu havia comprado uma prancha de Sup (Stand Up Paddle) pra aprender a remar e o Bono, como um bom labrador, veio nadando atrás. Coloquei ele em cima da prancha e percebi que dava pra remar com ele junto.
A primeira onda veio alguns meses depois na praia do Rosa em Florianópolis. Eu estava remando com o Bono em direção ao Rosa Norte e percebi que colado as pedras havia umas "marolinhas"quebrando. Consegui entrar numa delas é fui reto em direção a praia. Me senti assim num estado de estrema euforia. Não é que dava pra surfar com o Bono!
Quais foram as principais dificuldades de ensinamento do Bono no mar?
Tudo aconteceu de forma bem natural. Fomos desenvolvendo uma técnica de distribuição de peso na prancha e o Bono foi aprendendo a se equilibrar cada vez melhor. O mais difícil eu diria que foi aprender a passar as ondasda arrebentação.
Quando você sentiu que ele estava pronto para participar de um campeonato?
Após essa primeira onda, nosso processo de evolução foi bem rápido. Toda vez que o mar estava menor eu ia treinar com ele e em 2 meses já estávamos surfando relativamente bem. Descobri pela internet que havia um campeonato na Califórnia e como tinha uma curiosidade pra saber como o Bono se sairia perante os melhores Surfdogs do mundo, não pensei 2 vezes em comprar a passagem.
No caminho da viagem, ele foi ao seu lado na poltrona do avião. Para isso foi necessário algum treinamento ou algum tipo de autorização?
Eu possuo uma autorização internacional de "Service Dog"(cão de serviço). Realizamos esse processo na Califórnia ano passado. Com essa documentação eu tenho liberdade de voar com ele dentro da cabine. Esse procedimento só consegue ser realizado nos Estados Unidos. São feitos alguns testes de comando com o cachorro e alguns exames.
Qual o critério de avaliação em uma competição de surf para cães?
A distância percorrida e algum tipo de manobra que venha ser executada.
Existe diferença da relação da sociedade com os cães nos EUA e no Brasil?
Muita! Ainda estamos muito atrasados em relação ao tratamento de cães, dogbeaches, restaurantes e hotéis Pet Friendly,"service dog "... Lá o respeito e o valor pelo animal é muito maior.
Você sente que o comportamento do Bono e o número de seguidores nas redes sociais pode contribuir para uma nova história na mudança das normas sobre levar animais de estimação à praia?
Eu acho engraçado como o brasileiro gosta de encher a boca pra dizer que cachorro na praia é falta de educação. Nós somos realmente muito mais educados que o americano, francês, português... Todos os países que possuem praias liberadas para cachorros tudo funciona perfeitamente. Infelizmente ainda estamos muito atrasados em relação a isso, mas acredito que um dia possa mudar. Irei levantar a bandeira de praias para cachorro sempre!
Antes de se adaptar ao surf é preciso que o cão receba algum adestramento especial para se tornar um surf dog?
Não creio, o mais importante é ele gostar da água e se sentir seguro em cima da prancha.
Atualmente, sua conta no Instagram tem 35 mil seguidores que acompanham a trajetória de vocês. Alimentação, treinos, viagens...
Você recebe muitas perguntas das pessoas com curiosidades sobre treinar seus cães para surfar? Como vocês as orienta?
Recebo algumas sim, e tento passar pra essas pessoas que o mais importante é o seu cão se sentir feliz, curtir o que está fazendo , tem cães que não gostam de água, tem medo por alguma razão, não acho legal forçar nada que eles não queiram.
O que você indica para os surfistas que tem o desejo de levar seus cães para surfar? Como começar e que cuidados tomar?
Comecem bem devagar, colocando os cães em cima da prancha na areia, depois aos poucos levem pro mar. Comecem a remar em praias sem ondas , pra depois tentarem iniciar os peludos no surf. Uma dica importante é utilizar um colete salva vidas nos animais.
Confira mais um pouco dessa dupla em um dia de muitas ondas com a surfista Mari Werneck:
Siga o perfil do Bono no Instagram : https://www.instagram.com/bonosurfdog/
Eles também estão no Facebook, dá uma olhada: Curta aqui a página!
Publicada em: 11/01/2016 15:39:51