Surf Spot 1

5 lugares muito frios para surfar

Não existem limites para a fissura dos surfistas que moram em locais gelados

Publicada em: 21/06/2016 10:59:33


Esse ano, o fenômeno El Nino promete trazer um inverno mais rigoroso para o Rio de Janeiro. Para os surfistas que estão acostumados com temperaturas altas até no inverno, uma média de 15° a 19° é bem baixa para os padrões cariocas. Entretanto, isso não é nada se comparado com alguns lugares realmente frios ao redor do mundo. Provavelmente, poucos surfistas do Rio de Janeiro terão interesse em explorar estes locais, havendo tanta surf trip com onda boa, clima tropical e água quente espalhadas por aí. Entretanto, conhecer esses picos abaixo de zero pode motivar aqueles que, ao menor sinal de clima frio e água gelada, já refutam em acordar cedo e ir surfar.

 

Islândia

A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no Atlântico Norte. Em sua costa possui um clima oceânico subpolar com verões frescos e curtos e invernos suaves que rondam os −3°C. Recebe uma corrente marítma do Golfo com fluxo de água quente que vem da América Central e por isso suas temperarutas não são "tão baixas" em relação a outras regiões vizinhas. A região de Reykjavik, maior cidade da Islândia,não é uma área tradicional para surf mas recebe muitas ondulações que quebram em diversos recives e lajes.

 


Sibéria

A Sibéria na Rússia também é outro ponto com ondas virgens e geladas. A região de Murmansk foi escolhida recentemente pelo surfista e cineasta russo Konstantin Kikirev que gravou um documentário das suas ondas durante as quatro estações. Aos poucos Kokorev está liberando os episódios na internet. O destaque fica por conta do visual da Aurora Boreal, fenômeno que acontece na região. As imagens são realmente incríveis. Resta saber se vale a pena sentir o frio para ter esta experiência única.
Confira mais sobre o documentário em https://www.facebook.com/surfsiberia 

 


Noruega

A Noruega possui uma costa extremamente vasta, entretanto, grande parte encontra-se no Ártico com temperaturas muito baixas e em grande parte do ano, praticamente congelada. No arquipélago de Lofoten, uns corajosos surfam com proteção contra o frio da cabeça aos pés. Inclusive existe surf camp e escola de surf. O pessoal da Unstad Artic Surf diz que é o local mais bonito do mundo e que as ondas são de qualidade mundial. O que nós sabemos ao certo é que é muito frio. Se você se interessar, pode buscar mais em http://www.unstadarcticsurf.com/


 

Canadá

Tofino é a capital do surf no Canadá. Possui uma orla de 35 quilômetros de extensão com ondas longas o que faz com que dificilmente haja crowd (crowd nesse frio). A temperatura da água é de 10 graus. Apesar do frio, a cultura do surf é forte por lá com escolas de surf e hospedagens específicas. Em outubro, Tofino recebe um evento anual de surf feminino que elege a "Rainha do Pico". Os rendimentos do evento ajudam instituições de caridade local. As principais para o surf na região são Chesterman Beach, Cox Bay e Long Beach.
>> http://queenofthepeak.com/

 

Escócia

A pequena cidade de Thurso na zona norte da Escócia já recebeu até alguns eventos internacionais de surf. Os dias são curtos e a temperatura varia de 4º a 15º. As ondas são grandes e tubulares nos seus melhores dias. Quando o vento forte entra de terral, dizem que fica clássico.

 

Publicada em: 21/06/2016 10:59:33

Macumba - 5W

terça-feira - 13/05/2025
VELOCIDADE
4.2 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
17º
TEMPO
17º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ