5 dicas para praticar natação no mar

Quem pratica esportes aquáticos já tem familiaridade com o mar, e por isso, busca novos esportes. Que tal tentar a natação no mar?

Publicada em: 10/08/2021 10:17:25


Quem se sente confortável na água, pode achar que para praticar a natação no mar aberto basta colocar roupa de banho e nadar. Mas diferente disso, esse é um esporte que necessita de preparo, equipamentos e cuidados. Vamos ver alguns deles?

 

Qual a diferença entre natação no mar e na piscina?

O mar, diferente da piscina, apresenta condições de correnteza, temperatura, ventos e navegação variáveis, e que não estão presentes na piscina. Além disso, a natação no mar não possui interrupção, e por isso, a respiração frontal e estratégia em provas é muito importante. 

 

Quais são os equipamentos e cuidados necessários para nadar no mar?

Dependendo da temperatura da água, procure utilizar roupa de neoprene e touca com cores vivas para ser facilmente avistado. Além disso, mantenha-se hidratado e saiba até onde você pode ir. 

Como principais cuidados, é importante conhecer o lugar, avisar que irá nadar a conhecidos e nunca nadar sozinho. 

 

Que benefícios a natação no mar pode trazer?

A natação em si já é um esporte benéfico para a saúde. Ela aumenta a capacidade respiratória e exercita o coração. Além disso, melhora o autoconhecimento, coordenação, flexibilidade e estimula a tomada de decisão rápida e inteligente.

 

Quais são os melhores lugares para praticar natação em mar aberto?

Saiba agora bons locais para você praticar natação no mar!

1- Posto 6

Um dos principais picos de natação, o Posto 6 é palco das principais provas que envolvem a natação, como o Circuito Acqua e o Rei e Rainha do Mar. 

As águas calmas no canto de Copacabana é o que mais agrada e por isso, é comum ver atletas se reunindo para praticar o esporte. 

Além disso, esse pico pode proporcionar diferentes níveis de dificuldades, ou seja, o nadador pode optar por beirar a orla, ou, com a segurança e coletivamente, pode cruzar até chegar no Arpoador. 

 

2- Ilhabela 

Ilhabela possui duas faces: uma oceânica, em que a água é mais agitada e outra continental, mais calma. 

O local abriga uma das principais etapas do X Terra, que inclui uma etapa de natação. Além disso, lá também ocorre o Circuito Litoral. 

 

3- Rio Negro, Manaus

Por fim, saindo do sudeste, Manaus também abriga um pico incrível para o esporte. 

As águas quentes do Rio Negro abriga o Challenge Amazônia, que ocorre na zona hoteleira de Manaus. 

 

E aí, se animou?

Publicada em: 10/08/2021 10:17:25

Meio da Barra

sábado - 18/09/2021
VELOCIDADE
4.08 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
23º
TEMPO
23º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ