Entrevista com Rubinho Sunrise

Rubinho Sunrise, como é conhecido, esbanja vitalidade com seus 68 anos

Publicada em: 07/02/2018 16:01:50


Personalidade nas competições de stand up paddle, Rubinho Sunrise, como é conhecido, esbanja vitalidade com seus 68 anos, mantendo uma rotina de treinos semanal e angariando vários pódios em sua categoria. Quem vê não imagina como o stand up paddle entrou em sua vida, mas em conversa com o SurfConnect, você vai conhecer um pouco dessa fera.

Quando o stand up paddle entrou na sua vida?

O Stand Up entrou em minha vida em 2015.

Você já praticava outras atividades antes?
Sim, academia, cooper na praia e natação, sendo que nos anos de 2013 e 2014 foram 2 anos totalmente sem praticar nada devido a uma depressão provocada por remédios imunossupressores, os quais tomo até hoje, já que sou transplantado do fígado. Na época, achei que a solução para a deprê fosse a bebida. Foi quando fui para o fundo do poço.

Com que frequência você rema?
Remo geralmente 5 vezes por semana.

Qual foi sua primeira competição de Stand Up Paddle?
Foi no Rei e Rainha em março (se não me engano) de 2015.

Quantas competições no Rio de Janeiro e fora do Rio você já participou?
Foram 35 competições com 8 pódios e um 4° lugar no campeonato brasileiro do ano passado na categoria de Super Master. Não fiquei entre os 3 primeiros devido a uma pneumonia em setembro, o que fez com que eu perdesse as duas últimas competições e me afastasse do mar durante 2 meses.

Qual a sua expectativa pro Rei de Búzios 2018 ?
O Rei de Búzios é uma competição super ALTO ASTRAL que atrai muitos competidores que participam mais pelo prazer de estar ali do que necessariamente pelo pódio. Isso faz com que a minha expectativa seja a melhor possível.

O SUP mudou a sua vida? Se sim, de que forma?
O Sup deu uma volta na minha vida de 360°. Com 65 anos mergulhado na bebida e caminhando para a morte (é uma palavra ruim, mas era a pura verdade), fui internado na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea, onde fiquei 22 dias. Fora as internações em clínicas para viciados (foram 2 ao todo). Quando fui para a São Vicente, estava com 600 de glicose, quase em estado de coma. Foi quando os médicos me falaram: ou para ou morre. Quando tive alta não tinha certeza se conseguiria parar. Então um amigo me chamou para remar (coisa de Deus). Achava que não conseguiria ficar em pé naquele "negócio ". No 1° dia consegui ficar 5 minutos e no segundo 10. Aí pensei que conseguiria, e passei a praticar todos os dias, melhorando a cada dia mais. Foi quando conheci Jorge Soares, também coisa de Deus. Jorge é dono do Point Universo Stand Up Paddle, no posto 6, e também um grande campeão a quem devo tudo o que sei de Sup. Até que um dia ele me chamou para participar do Rei e Rainha do Mar. Achei graça mas fui. Cheguei em último lugar, mas foi uma prova que jamais vou esquecer, uma vitória de superação, já que daquele momento em diante jamais pensei na bebida. Toda minha família assistindo, e no final estavam todos muito emocionados. Tenho uma filha médica que chorou muito. Todos sofreram por causa do meu vício na bebida. Nesses três anos de Sup, já estimulei muitas pessoas de todas as idades a praticarem. Muitas outras histórias boas aconteceram nestes três anos, o que não dá para relatar todas.
Agradeço a oportunidade de poder relatar tantas coisas maravilhosas do Sup, inclusive a de eu estar VIVO.

 

Qual a mensagem que você deixa para outras pessoas que estão iniciando no esporte?
Para mim, o Sup é um esporte super completo para qualquer idade. Uma atividade física que mexe com todas as partes do corpo, física e mentalmente, proporcionando um lazer total, nos afastando dessa loucura a qual vivemos diariamente e fazendo com que jamais pensamos em deixar de praticar. É uma VIBE MARAVILHOSA, até hoje não conheço ninguém que começou a praticar e que tenha parado. Geralmente quem nunca praticou acha que não consegue e quando se dá conta já está até competindo.

Publicada em: 07/02/2018 16:01:50

Copa

segunda-feira - 21/05/2018
VELOCIDADE
6.48 kts
DIREÇÃO

ÁGUA
22º
TEMPO
22º

SEJA PREMIUM

Tenha acesso a cameras exclusivas, conteúdos e ao nosso alerta de swell.

ASSINE JÁ